Lá vem Maria

Madalena Freire e A Paixão de Conhecer o Mundo

maio 27, 2016 por

apresentação do livro Além das Montanhas Coloridas no FAMA-Arapoti

apresentação do livro Além das Montanhas Coloridas no FAMA-Arapoti

Decorrem 12 anos desde de meu afastamento da atividade de psicóloga educacional, mas bastou um evento – o FAMA, de Arapoti, Paraná – para que o desejo de compartilhar as experiências acumuladas tomasse o corpo e a alma. Desejo que, a partir de agora, transponho para a escrita.
Esse anseio foi aguçado, primeiro, pelo trabalho de João Bello e Susi Monte Serrat, que contou com a participação do músico Jeronimo Colbert Bello. Aparentemente eles fazem um show alegre, divertido e colorido. Desses espetáculos que nos incitam a cantar, dançar e alimentar as raízes. Mas na verdade é uma aula prática, recheada com os elementos que mais faltam no cotidiano escolar: o prazer e a criatividade.
Não imaginem que ao pontuar a ausência de alegria e criatividade no ambiente escolar, estou criticando professores ou equipes pedagógicas. Antes, tenho plena consciência de que esse formato enrijecido do processo tem bases no Brasil imperial e que quando estava em plena mutação, sofreu os efeitos da ditadura militar.
Não irei, neste texto, mergulhar na etiologia do problema. Abordarei alguns aspectos em artigos futuros. Mas, de imediato, indico o livro História da Educação no Brasil, de Otaíza de Oliveira Romanelli, que registra extensa e profunda pesquisa da autora.
Voltando a eclosão do desejo de compartilhar, o segundo desencadeador foi a apresentação do trabalho do artista Hélio Leites, pelo próprio. A arte de Hélio tem como matéria prima aquilo que jogamos fora todos os dias: caixinhas de fósforo, palitos, latinhas, entre outros. Enquanto ele mostrava objetos e falava do seu fazer artístico, ideias sobre a aplicação deste fazer no resgate do prazer de aprender, da auto estima, da capacidade de pensar criticamente e de criar invadiam o pensamento.
Não imagino que reverter a rigidez do ensino seja um processo simples. Comprometimento das equipes, capacitação continuada e presencial, além de estratégias para proteção das mudanças obtidas são imprescindíveis para fazer brotar alegria no ambiente escolar, desencadear condutas de respeito para com as diferenças individuais e permitir a criatividade e espontaneidade. E, é claro que baixos salários e sobrecarga de trabalho são barreiras adicionais. Mas também tenho convicção, fundamentada na experiência, que agregando prazer e alegria ao ato de aprender e ensinar, a vida dos profissionais envolvidos será positivamente afetada.
Foi neste contexto, em meio ao FAMA, junto com colegas escritores que lá estavam para apresentar suas obras, que lembrei de Madalena Freire e do livro A Paixão de Conhecer o Mundo.
Tão apaixonante quanto o nome, a obra traz a transcrição da experiencia da autora na Escola da Vila, em São Paulo. Relata o processo, mostra a aplicação do que chamamos práxis e os resultados obtidos. O prazer e a criatividade vivenciados contaminam cada página do livro, que parece escrito por crianças felizes.
Madalena apresenta um caminho. Há outros. Cada unidade educativa pode descobrir o seu.

Na galeria, fotos dos escritores apresentando seus livros aos professores da rede municipal de Arapoti.na primeira foto: Paulo de Jesus, Silzi Mossato, Sedinei Rocha, Desirée Cavallin Veloso e Francine Cruz. Na sequencia, João Bello, Hélio Leites, Susi Monte Serrat e Jeronimo Colbert Bello.

(para visualizar: clicar sobre a foto para abrir e repetir o clic para tela cheia)

Posts Relacionados

Compartilhar

14 comentários

  1. Paulo de Jesus

    Parabéns pelo excelente textos. Muito sucesso neste novo projeto que desenvolve.

  2. Silzi Mossato

    Obrigada Paulo. Sucesso também para você que nos presenteia com sua sensibilidade no novo blog.

  3. “Enjoyed every bit of your post.Really looking forward to read more. Fantastic.”

  4. Woah! I’m really enjoying the template/theme of this blog.

    It’s simple, yet effective. A lot of times it’s challenging
    to get that “perfect balance” between superb usability and visual
    appeal. I must say you’ve done a great job with this.

    Additionally, the blog loads extremely fast for me on Internet explorer.

    Outstanding Blog!

  5. Good respond in return of this matter with genuine arguments and describing everything about that.

  6. Fantastic site. Lots of useful information here. I’m sending it to a few friends ans
    also sharing in delicious. And obviously, thank you to your sweat!

  7. Hey There. I discovered your weblog the use of msn. That is a very smartly written article.
    I will be sure to bookmark it and come back to read more of your helpful info.
    Thank you for the post. I’ll definitely return.

  8. What’s up mates, nice article and pleasant urging commented at
    this place, I am genuinely enjoying by these.

  9. I do not even understand how I stopped up here, however I assumed this put up
    was great. I don’t recognise who you might be but definitely you’re going to
    a well-known blogger for those who are not already. Cheers!

  10. Hello There. I discovered your weblog the usage of msn. This is an extremely neatly written article.
    I will make sure to bookmark it and return to read extra of your helpful information. Thanks for the post.
    I will definitely return.

  11. I do not even understand how I finished up
    right here, but I thought this submit was great.
    I do not understand who you’re however definitely you’re going to a well-known blogger should you are not already.
    Cheers!

  12. For the reason that the admin of this web site is working,
    no doubt very shortly it will be renowned, due to its quality contents.

  13. Your means of explaining the whole thing in this article is actually pleasant, all be capable of effortlessly be
    aware of it, Thanks a lot.

  14. g

    Wow, that’s what I was exploring for, what a information!
    present here at this weblog, thanks admin of this site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *