Lá vem Maria

UM MANUAL, POR FAVOR

jul. 5, 2011 por

Estamos na estrada, passos automatizados, rumo aos sonhos ou simplesmente vencendo distâncias. Talvez no ar, sobre a corda bamba, equilibrando e desenrolando nossos fios. Ou no mar, nadando e boiando de acordo com ondas e marés. Mas, nalgum ponto, alguma coisa avisa: é hora de mudança. Rever pontos de vista, colocar valores na berlinda, traçar novos planos, experimentar outros lados, aprender o que ainda está à espera.

Sejamos honestos: não somos chegados às transformações. Melhor: não somos chegados às nossas transformações.

O que fazemos?
Vamos levando. Adiamos. Deixamos pra logo ali, à frente. Postergamos.
A vida, essa que a gente gostaria de ter sob custódia, avisa. Dá recados. Faz sinal de alerta. Enfim, nos dá uma rasteira e ai tudo vira de pernas pro ar.
Crises deveriam vir com manual em bom português e também em quadrinhos animados. Mas não. Chegam desnudas e nos deixam sem nada sob os pés. Não bastasse, lançam zumbidos aos ouvidos, embaçam a visão, deixam pensamentos em desalinho e o peito, pobre peito, repleto de agonia.
Discriminar? Discernir? Distinguir? Divisar? Diferenciar? Verbos e mais verbos que costumeiramente não acompanham as crises. E elas são parte inalienável da vida. Ocorrem de tempos em tempos, impulsionam o crescimento, nos obrigam a amadurecer. Isto pra quem dá conta de emergir.
Pedimos socorro. Queremos que aqueles que nos cercam lancem luz ao nosso caos. Mas nada funciona, exceto, trilhar o caminho, passo a passo, até a próxima estação. E chegamos diferenciados. Com novas perspectivas. Ou magoados. Cheios de cicatrizes que insistem em não ceder ao tempo.
Podemos escolher. Carregamos o fardo até a próxima crise ou comemoramos o fato de termos dado conta da passagem.

Desta vez tive sorte. Um médico intuitivo receitou uma fórmula floral e uma pessoa querida trouxe de volta meu exemplar de Passagens – Crises Previsíveis da Vida Adulta, da jornalista Gail Sheery. Grandes ajudas. Não tenho um manual, mas posso vislumbrar caminhos.

Posts Relacionados

Compartilhar

1 comentário

  1. Sueli

    Estou procurando esse manual.
    Se achar algum aí que ensina a respirar e andar, voce me empresta, viu?
    Amei, essa do manual, liiiiindo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *