Lá vem Maria

PERGUNTA AOS JURISTAS

set. 28, 2014 por

Pergunta aos Juristas:

O QUE ESTA REVISTA FAZ NÃO É CRIME?     Pergunta aos juristas

...investigações do escândalo da Petrobras, que ganhou contornos eleitorais após VEJA revelar na edição desta semana que a campanha de Dilma Rousseff procurou o ex-diretor da estatal Paulo Roberto Costa para pedir “ajuda” de 2 milhões de reais na campanha de 2010, conforme disse o ex-diretor da estatal em seu depoimento às autoridades…” O texto acima está na pagina online da revista VEJA.O processo citado deve correr em sigilo. O sigilo é determinado pela justiça. Portanto a revista desrespeitou uma determinação da justiça. Lembrando que o acesso ao depoimento foi negado ao governo brasileiro, que respeitou a decisão. Indignada, perplexa, pergunto: Isto não é ilegal? Neste país o poder da midia está acima do Poder Judiciário? O Poder Judiciário, desacatado, não impõe sanções? Considerando que Veja, Globo e Folha se  opõem claramente ao atual governo, o lançamento uma acusação sustentada apenas pelo “fulano disse que”, em vésperas de votação, sem tempo hábil para o Direito de Resposta, serve claramente ao objetivo de evitar que a eleição seja concluída no primeiro turno. Isso é manobra.Manobra eleitoral no Brasil não é crime? Isto não lesa apenas o PT ou a candidata Dilma. Isto é lesivo ao país. É lesivo a todos nós. A mídia ainda goza do status de veículo de informação e quando comete o ato de acusar sem provas reais, em beneficio de seus interesses, lesa a todos. Interfere por meios escusos no no direito de escolha de cada brasileiro e direciona o país ao rumo que lhe convém. A reportagem mostra a candidata Marina se apoiando neste tipo de expediente. O que podemos esperar da gestão de quem faz isso na campanha? Lembrando algumas façanhas dos veículos que constituem poder paralelo no país:

  • Na primeira eleição pós ditadura nos apresentaram um Caçador de Marajás, que mataria a inflação com um só tiro e que acabaria com a corrupção;
  • No final da campanha na primeira eleição Lula foi acusado de abandonar uma filha. Quando ficou provado que a denuncia era só uma manobra, nós já arcávamos com as consequências. Também foi espalhado que Lula confiscaria poupanças e que acabaria com a propriedade privada. Quem confiscou as poupanças lesando milhares de trabalhadores?
  • Lembram do grande brasileiro Betinho, o irmão sociólogo do Henfil? No auge da campanha contra a fome foi acusado de ter recebido, no final de 1990, dinheiro do jogo do bicho. A acusação explodiu em todos os meios de comunicação. No entanto ninguém disse nada quando, em duas novelas, a Globo fez apologia aos heróis bicheiros. Em uma colocou inclusive o “amigo” do ex-bicheiro salvando a mocinha de um sequestro e desqualificando a ação da policia. .O que fizeram a elefoi ou não foi para quebrar seu apoio ao Lula?

Vale lembrar: a revista Veja acaba de ser condenada a dar direito de resposta ao PT. Antes foi condenada  a indenizar  a família do Luiz Gushiken, que morreu acusado de atos que não cometeu. Não é possível que não tenhamos mecanismos legais para coibir os atos danosos da mídia brasileira. Cansei de ser lesada pela mídia!

Posts Relacionados

Tags

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *