Lá vem Maria

De Gregory Bateson a Cristopher Wylie

out 29, 2018 por

De Gregory Bateson a Cristopher Wylie – O conhecimento aplicado ao domínio e à destruição das nações

Durante a II Guerra Mundial, a OSS, precursora da CIA, ocupou Gregory em usar seu conhecimento sobre padrões e cultura para manipular mensagens interceptadas e perturbar a comunicação das potências do Eixo. Eles usaram suas habilidades de modo anti ético em direção a tudo contra o que ele tinha trabalhado e isso partiu seu coração.”

O texto acima foi extraído do vídeo “Uma ecologia da mente [on gregory bateson’s thought]”, produzido por Nora Bateson, filha de Gregory Bateson. O vídeo está postado no link https://vimeo.com/142576244.

Bateson foi biólogo e antropólogo e, além de consolidar a cibernética, estudou culturas diversas, decodificando seus padrões de relação e de comunicação. Em associação com cientistas de diferentes áreas, produziu conhecimentos que permitem aos profissionais da saúde mental entendimento das disfunções presentes nas famílias com sofrimento mental.

Ocorre que o mesmo conhecimento, usado inversamente, permite criar disfunções, não apenas em grupos circunscritos, como em uma nação, se aplicados em massa.

O legado de Bateson e colaboradores sobre os padrões culturais e de comunicação são aqueles que norteiam meu olhar sobre nossos conflitos e sobre as grandes mídias brasileiras.

Os mesmos referencias que psicoterapeutas de família têm a disposição para suas interferências em grupos com sofrimento mental como, por exemplo, a esquizofrenia, são usadas de “ modo anti ético em direção a tudo contra o que ele tinha trabalhado” e são aplicados para potencializar conflitos, promover rupturas internas e favorecer a apropriação, por organizações transnacionais, dos recursos de países diversos, principalmente por meios de comunicação que, agora, incluem as mídias sociais.

Por outro lado, na atualidade, os grandes grupos transnacionais têm a seu dispor, dispositivos para obter informações a respeito dos perfis de pequenos, médio e grandes grupos socioculturais. Informações que incluem padrões de cultura e relacionamento, os valores, os pontos de maior tensão, transformações em andamento, comportamentos emergentes e potenciais. Em suma, os elementos que podem ser usados para potencializar conflitos.

A matéria“Cristopher Wylie,  Cérebro da  Cambridge Analytica” (https://brasil.elpais.com/brasil/2018/03/26/internacional/1522058765_703094.html) começa com “Christopher Wylie se define como “um jovem canadense vegano e gay que projetou o arsenal de ciberguerra da nova extrema direita norte-americana.” Ele também declara ter desempenhado papel decisivo nas vitórias de Donald Trump e do Brexit.”O ‘Brexit’ não teria acontecido sem a Cambridge Analytica”, afirma.

Para termos defesa, e para que nosso lugar de viver seja preservado, precisamos ligar Bateson e Cristopher.

Entendo que a associação entre os conhecimentos produzidos pelas equipes de Palo Alto (o “colégio invisível” onde Bateson reunia os pesquisadores) e os de Cristopher Wylie, (que produziu sistemas de coleta e análises de informações das redes sociais) são os principais fundamentos das interferências nefastas em nossa vidas. É necessário considerá-los para pensar os golpes atuais na América Latina, a última eleição na Argentina e, principalmente, o golpe no Brasil. Em todos encontramos os padrões midiáticos que servem a “perturbar a comunicação”e promover confrontos potencializando os pontos conflituosos como, por exemplo, faz-se com a exacerbação do preconceito.

Posts Relacionados

Tags

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *